O que não pode faltar na bagagem de jeito nenhum

Afinal, o que não pode faltar na bagagem de jeito nenhum?

Seja como for, seja para onde for, um item imprescindível é o seguro de viagem.

Antes de mais nada, eu gostaria de entender por que todo jovem acha que não terá problema algum (eu já fui assim), principalmente de saúde.

Apesar de toda energia e disposição, essa crença que nada ou dificilmente algo irá acontecer, é uma grande besteira. Nesse sentido, não quero parecer pessimista, pois um pessimista sequer viajaria.

Todavia, quero mostrar a importância da precaução. Como disse Edward Murphy “Se algo pode dar errado, pois a qualquer momento algo pode dar errado e dará”. Tenho que dar um crédito, talvez provavelmente ele não fosse engenheiro aeroespacial já em 1949 à toa.

Vamos dizer aqui que um conhecido de um amigo meu viajou à Portugal e aproveitou ao máximo o que a “terrinha” tem a oferecer. Sem dúvida, está no decreto, tem que aproveitar mesmo. Imagina você experimentar na fonte os pastéis de nata, o bacalhau, os frutos do mar, arroz de coelho, a ginjinha de Óbidos, a fantástica carne de porco alentejana com amêijoas e camarões, tudo isso acompanhado de uma média de 2l de vinho ao dia, branco, rosé e tinto.

Entretanto, este conhecido do meu amigo, passou 5 dias de sua viagem constipado. Da sua intimidade, não saía nem sinal de wi-fi. Decerto ele sentia dores terríveis. Tanto é que meu amigo e seu colega de viagem tiveram que ir a um posto de saúde do governo português na cidade de Albufeira.

Para tentar resolver o problema e restauram o bem-estar do rapaz, em primeiro lugar, aguardaram 4h horas para o início do primeiro atendimento. Imediatamente após a exploração manual e medicação, o médico plantonista parece desistir do caso e recomenda uma viagem de 30km até o hospital público de uma cidade maior, Faro.

Ao todo, já haviam perdido 7h da viagem.

Chegando na cidade de destino, após um breve cadastramento e uma longa espera, finalmente o doente foi atendido. Era de madrugada. De acordo com o turista, ele foi submetido a nova exploração manual, mais medicação e, por recomendação do médico, caso não houvessem resultados, a solução seria o procedimento com uso de uma sonda, decerto.

No dia seguinte, após praticamente 24h de internação e umas 30h de viagem perdidas, este conhecido do meu amigo estava feliz da vida, finalmente.

É provável que ele ficou feliz por pouco tempo, até acertar o pagamento — sim, hospitais públicos em Portugal são pagos — de aproximadamente 950EUR, quando a fatura chegou em sua residência alguns meses depois.

Não importa se seu seguro viagem foi contratado junto com seu cartão de crédito, com a passagem ou independentemente, ele é o que não pode faltar na sua bagagem de jeito nenhum. Nunca se esqueça de colocá-lo como um dos seus primeiros itens da lista de viagem. Pode dar bosta.

Acompanhe nossas dicas para melhorar o seu bolso. Também no Instagram.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Receba dicas exclusivas

A cada 15 dias envio dicas e reflexões realmente úteis para sua vida financeira.
Por isso, assumo aqui o compromisso de não enviar encheções que lotam a caixa postal.