De tempos em tempos há quem se depara com o incomodo pensamento “vem aí uma nova crise e agora?”.
Entretanto, um dos fenômenos devidamente conhecidos da economia é o ciclo econômico.
O conjunto de eventos que compõem o ciclo econômico, sofre com flutuações em curto prazo, como resultado. Há períodos de recuperação e prosperidade que alternam com períodos de relativa estagnação ou recessão.
Mas Lucas, nós, meros mortais ou trabalhadores modernos, podemos ter algum tipo de prevenção para a parte ruim do ciclo econômico?
Com toda certeza sim!
A princípio, embora muitas pessoas ainda não saibam, finanças é uma disciplina com fundamentos simples para lidar com:
- O que é complicado, ou seja, tudo aquilo que vem de todas as relações na vida (como família, amigos, clientes, fornecedores, governos etc.) e estão relacionados a renda ou gastos;
- O que é limitado, em outras palavras, os recursos escassos como o tempo, o dinheiro, a saúde, os clientes, as capacidades humanas de ordem física etc. Portanto, é impossível saber detalhes sobre tudo, o tempo todo.
Da mesma forma, tudo aquilo que possui um excesso de complexidade (como a economia) fomenta, em qualquer pessoa, crises de confiança ou incertezas. Assim como limitações demais vão criar crises de escassez ou insegurança, independentemente da sua profissão, do que você faz da sua vida. Como exemplo, veja a situação da população da Venezuela nos últimos 10 anos.
Enfim, com um bom conhecimento das finanças é possível identificar o conhecimento e adotar um método para esclarecer e diminuir boa parte das incertezas e inseguranças que refletem no seu bolso.
Afinal de contras, as crises podem e vão acontecer e todos merecem um pouco de tranquilidade.
Entenda, organize, execute e realize.
Quero te ajudar. Por isso, aqui você encontra dicas e reflexões bem como no Instagram. Use a vontade, só não esqueça de dizer que viu no www.granasemcrise.com.