Você quer começar a investir na Bolsa, mas antes de mais nada, você sabe se está preparada ou preparado?
Então, presta atenção nas dicas abaixo.
Com toda certeza, você precisa avaliar a sua situação, antes de fazer cagada e se arrepender.
Em primeiro lugar, tenha certeza que você sabe quanto ganha.
Se você é assalariado, inegavelmente o quanto você ganha é diferente do seu salário assinado na carteira.
A princípio, esqueça os valores depositados em contrapartida a INSS e FGTS. Benefícios são firulas, pois não representam dinheiro de verdade no seu bolso (neste momento, não).
Sem dúvida, seu dinheiro é o que você tem nas mãos, todo mês, para pagar as contas. Para ter certeza, multiplique o valor que você recebe todo mês por 13 e divida por 12. Como resultado, isso é quanto você ganha por mês.
Se você é autônomo, pensa que tudo que você faz e envolve seu trabalho, é hora trabalhada, sob o mesmo ponto de vista.
Só para ilustrar, pensa que você foi fazer compras para o restaurante no final de semana. Se você passou o domingo pintando as paredes da oficina, por conseqüência, você deve ganhar por isso.
Registre todas as horas trabalhadas e divida pelo seu pró-labore mensal. Se o seu negócio paga R$ 5000/mês e você trabalha 220h, você recebe R$ 22,80 como se fosse seu salário-hora.
Se acaso você tenha achado que o valor da hora está baixo, é provável que você precise ganhar mais ou trabalhar menos para receber o pró-labore esperado.
Em segundo lugar, saiba quanto você gasta.
Em poucos minutos, assim como para as receitas, você consegue responder, com toda certeza, qual é sua despesa média mensal?
Igualmente, quanto você gasta em despesas fixas (aluguel, celular, internet, escola dos filhos, curso de inglês etc.), todo mês?
Do mesmo modo, quanto você gastou nos últimos 6 meses, em média, com despesas variáveis (supermercado, lavagem de carro, cabeleireiro etc.)?
Afinal, acho que você sabe dizer quanto vai gastar com todas as despesas sazonais do ano, como seguro de carro, licenciamento, material escolar e viagem de férias (se a quarentena deixar), não é?
Se respondeu SIM para todas as perguntas, parabéns. É provável você tenha uma boa reserva financeira e está pronta ou pronto para melhorar seus rendimentos, dessa forma, faça esse dinheiro trabalhar.
Se respondeu NÃO para uma das perguntas acima, antes de tudo, está na hora de procurar furos nesse barco que é sua vida financeira, se você quer investir na bolsa.
Assim como não se constrói uma casa pelo telhado, não se constrói uma boa relação com o dinheiro sem boas fundações.
Seja como for, acompanhe nossas dicas para melhorar o seu bolso. Também no Instagram.