Se este princípio ainda não faz parte da sua rotina, então toda sua dedicação ao controle financeiro deverá ser: gaste menos do que você ganha.
Antes de mais nada, volte seus esforços atuais para entender a sua relação com o dinheiro.
Começe por identificar o que é necessário para organizar suas finanças (incluindo o pagamento das suas dívidas).
Desde já, procure saber tudo aquilo que você deve fazer para ganhar mais, assim como aumentar sua renda, seja com renda extra ou de outra maneira que seja possível considerar.
Tudo aquilo que você estabeleceu e precisa planejar para alcançar seus sonhos, deve ter a sua dedicação voltada para este princípio.
Nesse sentido, ainda que seus objetivos estejam bem definidos como a reserva de emergência, investimentos em renda fixa e variável, a viagem dos seus sonhos, um carro novo, a mudança de escola de um filho, a casa própria ou o mais importante de todos, o seu desenvolvimento pessoal, você deve se orientar para que gaste menos do que ganha.
Não quero dizer que você deva abandonar ou deixar de lado seus objetivos principais. Mas você deve mudar a prioridade.
Coloque a frente todas as ações necessárias para que você gaste menos do que ganha, e só então volte aos seus objetivos principais. Lembre-se de identificar receitas, organizar as despesas, reduzir despesas e obter renda extra, se necessário.
E principalmente: não faça novas dívidas, gaste menos do que você ganha.
Coloque um Post-it com esta frase na geladeira, na tela do computador, no seu celular e até no espelho do banheiro.
Seja como for, acompanhe nossas dicas para melhorar o seu bolso. Também no Instagram.