Calma, este não é um texto sobre moralidade e rigor na conduta social, pelo contrário.
A provocação que quero trazer é um pedido, na verdade. Trato aqui da necessidade de começar o quanto antes a aplicar tudo aquilo que eu tenho certeza que você já sabe. E é só isso, fazer o que fala. Principalmente para si próprio.
Muito se engana quem acha que apenas a alta cultura pode trazer conhecimento. Aliás, é muito mais fácil encontrar lições no universo da cultura pop, que é mais acessível e disponível no nosso dia-a-dia.
É o caso do seriado que mais vezes assisti na vida, talvez um pouco menos que Chaves.
Neste episódio do The Sopranos – ou “Família Soprano”, como foi veiculado no Brasil pelo Sbt – o capo Tony Soprano dá um “feedback” a um dos seus capitães, Paulie “Walnuts” Gualtieri, sobre a diferença entre saber sobre determinado assunto e tomar a iniciativa para colocá-lo em prática.
Nesta cena, Paulie, este senhor de meia idade e cabelo engraçado da foto, prometeu dar uma lição em outro membro da gangue, por causa de uma brincadeira de trote telefônico que seu adversário fez com sua mãe. Esta “brincadeira” causou tanto impacto, que levou a senhorinha à internação por um colapso nervoso e deixou seu filho ensandecido, com razão.
Entretanto, Paulie sabe muito bem, que pelo código da Máfia, ele não pode levar a cabo uma ação deste tipo pois seu desafeto faz parte da famiglia. “Se você consegue citar as regras, você pode obedecê-las”, afirma seu chefe, com dedo em riste, ou no original, em uma linguagem um pouco mais incisiva “If you can quote the rules, you’ll fucking obey them”.
Esta afirmação traz uma boa reflexão quando falamos sobre nossas finanças pessoais. Todo mundo sabe das regras:
“Não gaste mais do que ganha”, “tenha certeza dos seus objetivos”, “faça uma reserva de emergência”.