Bolsa de Valores não te deixa rico

Não se iluda, Bolsa de Valores não te deixa rico, mas peço agora um pouco da sua calma e atenção. Termine de ler, por favor.

Durante todo o ano de 2017, em que o Bitcoin ficou conhecido pela maioria das pessoas que me conhecem, diversos amigos e parentes me procuraram.

Todos buscavam mais informações e gostariam da opinião de um especialista em finanças.

Portanto, nessa época, fui levado a uma reflexão importante sobre a maneira que encaramos a vida financeira.

Primeiramente, eu usava uma resposta padrão: o Bitcoin é um ativo financeiro como qualquer outro, com garantia de mercado (ou seja, garantia das pessoas no mundo que…usam Bitcoin) e, sobretudo, as boas práticas com o Bitcoin demandam a responsabilidade da custódia individual – como as barras de ouro, porém em formato digital.

Em seguida, no entanto, as pessoas se dividiram em dois grupos: o grupo dos acostumados com finanças e o grupo das pessoas totalmente alheias as finanças pessoais.

Em primeiro lugar, no grupo dos acostumados a finanças, estão as pessoas que poupam e investem.

Estas pessoas entenderam rapidamente o conceito e então, se dedicaram a fazer o que já faziam antes: estudar e buscar informações de diversas fontes.

São pessoas  que querem aumentar o conhecimento, com toda a certeza e buscaram referências na internet.

Tivemos excelentes discussões para validar conceitos. Os membros deste primeiro grupo, inclusive, me recomendaram especialistas, e alguns eu sigo até hoje.

Certamente tivemos excelentes resultados, aprendi muito com as dúvidas e me beneficiei ainda mais de conclusões que até então eu não havia me dado conta, sem a provocação destas pessoas que não se restringem a opiniões, mas buscam informações.

Em segundo lugar, no grupo daqueles que nunca se preocuparam com as próprias finanças, predominava a visão superficial do dinheiro e das nossas com este importante fruto do nosso trabalho.

Neste grupo, continuam as pessoas que hoje veem esta corrida para investimentos em renda variável (Bolsa de Valores) em virtude de baixa rentabilidade na renda fixa, mas continuam com a mentalidade de viver apenas um mês após o outro.

Aliás, você pode culpar o fato de que estas pessoas não tiveram educação financeira na infância.

Mas na ocasião, já eram adultos, e estão completamente cientes da necessidade de saber como lidar com o dinheiro.

Principalmente, depois de meus alertas, estão cientes dos benefícios que um plano e objetivos claros, podem trazer. 

Ao mesmo tempo, esta era a primeira vez que me procuravam para obter algum tipo de informação.

Enfim, antes tarde do que nunca. 

Contudo, você pode continuar a dar desculpas e justificar. Há passe a vida toda ignorando que dinheiro é apenas uma das ferramentas para realização de sonhos e desejos.

Porém, não espere que o Bitcoin (ou um Fundo de Investimento em Imóveis ou Ações e Opções) irá corrigir e redimir o abandono que você submeteu seu orçamento e sua necessidade de aprender a se relacionar com dinheiro, por anos a fio.

Não existe um “pulo do gato”.

Mesmo assim, após eu expor todos estes pontos, aqueles que nunca se preocuparam em identificar despesas, eram os primeiros a perguntar “devo comprar Bitcoin agora?” e “se eu comprar agora, vou ficar rico daqui [6 meses, 1 ano ou 10 dias]?”

Não se iluda, Bolsa de Valores não te deixa rico.

Se você, assim como estas pessoas que mencionei, se encontra nesta última situação, antes até de começar a estudar e entender o Bitcoin (ou um Fundo de Investimento em Imóveis ou Ações e Opções), reserve um momento para uma auto-análise e pergunte:

  • o que quero para daqui 1 ano (curto prazo)?
  • e em 5 anos (médio prazo)?
  • e para 10 anos ou mais (longo prazo)?

Tente responder as 3 perguntas anteriores.

Se não conseguir, pensa em mais uma, uma última pergunta para te ajudar a se localizar: por que cazzo eu acorda todo dia de manhã, tomo banho, faço a barba, enfrento trânsito e pressão no trabalho todos os dias?

Você precisa primeiro saber o que quer da vida.

PS: Não tem como usar a desculpa de falta de capacidade financeira.

Se você leu este texto até aqui, você é capaz de entender, organizar, economizar e investir, independentemente do montante.

Seja como for, acompanhe nossas dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Também no Instagram.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Receba dicas exclusivas

A cada 15 dias envio dicas e reflexões realmente úteis para sua vida financeira.
Por isso, assumo aqui o compromisso de não enviar encheções que lotam a caixa postal.