Dicas especiais para quem não tem controle

Aqui vão 8 dicas especiais para quem não tem controle algum sobre a vida financeira.

São dicas preciosas que irão te ajudar a se relacionar melhor com o dinheiro.

Vamos lá:

1. Pare de fazer dívidas

Eu sei o quanto é importante e você preza por não ser negativado, não ter o “nome sujo”. Mas não caia na bola de neve que é fazer dívidas para pagar dívidas antigas. Não faça novas dívidas e pague as que já tem. Ter o nome sujo, mas não ter novas dívidas não é algo tão ruim assim. Aprenda a negociar.

2. Cancele o cheque especial

O cheque especial só é bom para o banco, que fica cada vez mais bilionário as custas da sua falta de organização. Pare agora com o autoengano “ah, mas mês que vêm pago tudo e não uso mais”. Cheque especial é um empréstimo, um dos mais caros que existem, assuma que você está endividado, cancele o cheque especial e pare de fazer novas dívidas.

3. Não use cartão de crédito

Cartão de crédito é uma boa ferramenta para quem é organizado e sabe usar. Para você, será apenas mais um empréstimo muito caro e difícil de pagar.

4. Use dinheiro vivo

Está comprovado por pesquisas de psicologia econômica e economia comportamental. Quando você usa cartão de crédito ou débito, você não sente “dor do pagamento’, afinal, o cartão volta para sua mão, não volta? Use dinheiro em espécie, veja que ele vai embora e que você precisa se controlar.

5. Aprenda a dizer não

Se você é do tipo que vai a um restaurante caro, com pouco dinheiro, para agradar um amigo ou amiga. Se você compra para os filhos a roupa da moda apenas para evitar conflitos. Ou ainda compra 2 camisetas a mais, pois a vendedora simpática disse que ficaram ótimas em você, diga não. Você parece “uma boa pessoa”, mas prejudica a pessoa mais importante: você.

6. Evite ambientes que te forçam a gastar

Não vá a um supermercado sem uma lista de compras. Evite passear no shopping center e para um pouco de usar mídias sociais.

7. Nunca pegue dinheiro emprestado

Afinal, se você não te controle e planejamento, você nunca saberá quando irá terminar de pagar.

8. Nem pense em investir

Você não sabe quais são seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Investimentos são ferramentas que AJUDAM a atingir objetivos de acordo a liquidez, risco e rentabilidade de cada opção. Se você não tem organização, nada vai adiantar investir seu dinheiro.

Não é necessário estudar muito para começar.

Você não precisa colocar todas as dicas em prática de uma vez, mas comece ao menos com uma.

Se você não deseja buscar educação para desenvolver inteligência financeira, estas dicas ajudarão você a evitar que o dinheiro se transforme em uma grande fonte de insegurança, insatisfações, ansiedade e outros problemas.

Mas se você tem interesse em adquirir conhecimento sobre o assunto usando um método simples e direto, as pré-inscrições para o curso 4 passos para organizar sua vida financeira estão abertas.

Clique aqui.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Receba dicas exclusivas

A cada 15 dias envio dicas e reflexões realmente úteis para sua vida financeira.
Por isso, assumo aqui o compromisso de não enviar encheções que lotam a caixa postal.